31 dezembro, 2014

Dica: Livro Anarquistas graças a Deus

A última dica do ano!
E não poderia ser melhor, é de leitura!
Livro Anarquistas graças a Deus, já leram? Conhecem?
É o primeiro livro da Zélia Gattai, esposa do Jorge Amado. Comprei esse livro já faz um bom tempo e uma bancada de promoção numa loja ali na região da República. Na época me lembrei que tinha passado uma minissérie na Globo (que eu não tinha assistido) e resolvi arriscar. 
Amei o livro, amei o jeito dela escrever, amei a história.
Ela relata de um jeito delicioso a sua infância e de sua família quando moravam na Alameda Santos, numa São Paulo de muitos tempos atrás. Onde por exemplo, os cortejos fúnebres dos menos abastados passavam somente por essa alameda pois eram feitos de charretes e os cavalos faziam suas necessidades com muita tranquilidade durante o trajeto, ou seja, a rua ficava bem "enfeitada" no final. Na avenida Paulista passava os cortejos dos ricos que eram feitos de carro. 
Mas uma vizinha bem esperta, corria com uma pá, recolhia todo o estrume e tinha o jardim mais bonito da rua. =)
Tem muito mais histórias de superação, de alegrias, muitos acontecimentos. Da chegada do primeiro rádio na casa, que era ouvido com grandes fones e era usado especialmente pela mãe, e quando alguém passava ao lado ela falava esticando o fone do ouvido: ouve aqui que maravilha. E o passante ouvi um pouquinho e logo deixava a mãe a sós de novo com as músicas que ela tanto amava. Uma vizinha, ao colocar pela 1ª vez os fones se assustou e com uma risada nervosa disse: isso não é obra do "outro"?
É uma delícia acompanhar o relato da família naquela época, naquela casa grande onde a porta da cozinha era fechada a noite apenas com uma cadeira encostada.
Eu já li esse livro umas três e sempre fico maravilhada. A última foi nesses dias e agora espero passar um tempo, para "esquecer" um pouco do conteúdo para depois ler tudo de novo. 
É muito bom, recomendo "de com força". É uma leitura leve e muito prazerosa.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi?